Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

Gerundismo de pobre

Acho que vocês conhecem o gerundismo de pobre. Se não conhecem, é aquele papo de "eu podia estar roubando, eu podia estar matando, mas estou aqui, pedindo". Como mais um dia de estreias, conheci um associado desse clube.
Estava lá eu, com uma amiga, saindo de um restaurante, quando esse sujeito cabeludo (sem preconceitos, é pra ajudar na caracterização), se aproxima gentilmente.
- Amigo, eu não sou ladrão não, eu só queria um momento de sua atenção. 'Tô viajando o Brasil de bike, já pedalei 700 km e vou pra Salvador, que são mais 300, hehehe. Queria mostrar meu artesanato.
- Poxa, cara, não tenho. Se eu tivesse trocado, eu daria mesmo.
(Aprendi a usar essa com lavadores de carro, é muito boa, mas eu realmente não tinha naquela hora).
Ele continuou, um pouco exaltado:
- Não 'tô pedindo dinheiro, mas vê só minha bike.
Olhei e concluí em alguns segundos que não tinha como aquele maluco ter vindo mais longe do que a casa dele com aquela bicicleta.
- Poxa, cara, não tenho. Se eu tivesse trocado, eu daria mesmo.
O carinha começou a ficar mais exaltado, mostrando um arame enrolado e um alicate:
- Pô, eu sou trabalhador, não sou mendigo não, se eu estivesse roubando, você daria, né?
- Poxa, cara, não tenho. Se eu tivesse trocado, eu daria mesmo.
Nisso, minha amiga já tinha atravessado a rua. Fui criado nas ruas, então fiquei lá repetindo minha técnica até ele desistir.
- Porra, sociedade hipócrita do caralho, se eu fosse ladrão... Isso, menina, vá lá, sua *piiiii*
Nessa hora, eu já não tava ouvindo mais nada e tinha atravessado a rua. E ele nem me mostrou o tal artesanato. Mal-educado.

2 comentários:

Will disse...

o bão mermo é o seu gingado da maloqueiragem neh? hauiehiaehuiaehiaeu o cara querendo vender coisa e vc falando q n tem esmola! aheuiaeuihaeuihaeui

Tihermano disse...

Eu falei que não tinha dinheiro, logo, não poderia comprar o artesanato. Ele não daria de graça e, mesmo se fosse só pelo marketing, quando eu teria o prazer de vê-lo novamente pra comprar?